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  • Álysson Correia

5 Motivos para se alongar regularmente.


Acredito que eu devo iniciar dizendo que sei que muita gente não dá muita atenção a alongamentos. É muito comum ver gente em academias, por exemplo, que chegam, treinam e saem sem nenhum tipo de alongamento (confesso que já fiz o mesmo inúmeras vezes). Acredito que o alongamento não é considerado “tão importante” por muita gente, provavelmente porque é algo que aparentemente não requer tanto esforço, ao contrário do treinamento de força ou do treinamento aeróbico.


No entanto, alongar-se pode te ajudar a se manter saudável e ativo. Em meus estudos na Ásia descobri o quanto o alongamento é bom tanto para o corpo como para a mente, compartilho contigo coisas que aprendi e o motivo de ter incluído isto em minha rotina.


1. Alongamento aumenta a flexibilidade

Se você conversar com qualquer treinador esportivo você sempre verá que os atletas dão muita importância ao alongamento, tanto antes quanto depois das sessões de treinamento. Isso porque o alongamento aumenta a flexibilidade do corpo e reduz a possibilidade de lesões. Você deve, também, saber que gatos sempre caem de pé e isto não tem nada a ver com suas "nove vidas”, mas sim com a sua grande flexibilidade. E como eles mantêm seu corpo flexível? Esticando-se. Na verdade, você verá todos os animais se alongando vez ou outra durante o dia.


2. Apoio para suas costas.

Os problemas nas costas podem ser desencadeados por vários motivos, os mais comuns sendo: má postura, modo errado de pegar peso ou movimentos súbitos de torção. Qualquer pessoa pode se machucar mas, aqueles que não mantém a flexibilidade da coluna com atividades de alongamento suficientes, são especialmente acometidos de dores.

A falta de exercício pode tornar o tecido cartilaginoso rígido e inflexível. Quando isso acontece, a torção repentina e a tensão podem causar até rompimentos na cartilagem. Ficar sentado por longas horas sem alongamento também não ajuda, a coluna fica rígida e causa dor nas costas. Isquiotibiais, músculos na parte traseira da coxa, quando não alongados e tensos também podem causar dor lombar.


Exercícios de alongamento que envolvem movimentos de flexão e rotação ajudam a fortalecer os músculos centrais (também conhecidos como core) em torno da coluna.


3. Melhora da saúde mental.

Há relatos de pessoas que fazem exercícios de alongamento regularmente que falam da melhora na qualidade do sono, humor e auto-estima. Não pense que nisso como dados subjetivos porque existem muitas razões científicas sólidas para apoiar estas reivindicações. Por um lado, o alongamento desencadeia a liberação de dopamina, o neurotransmissor do bem-estar associado a sentimentos positivos e bom sono. A dopamina pode melhorar a atenção, a aprendizagem e a memória também.


4. Redução dos níveis de açúcar no sangue.

O alongamento definitivamente faz com que você seja mais flexível, mas a razão número um a se alongar realmente vem de um novo estudo científico que descobriu que alongar reduz os níveis de açúcar no sangue. O que eles descobriram? Você já deve ouvido falar que o exercício intenso aumenta a produção de insulina e que nosso corpo utiliza este hormônio para levar a glicose do sangue para os tecidos.


Contrariamente às expectativas, os cientistas descobriram que um período de 30 segundos em posição de alongamento é ser tão eficaz quanto o exercício intenso na redução dos níveis de glicose no sangue. Surpreendentemente, o efeito não vem do aumento da produção de insulina, mas dos capilares na abertura do tecido muscular, facilitando o movimento da glicose para dentro das células.


5. Redução da hipertensão

A pressão sangüínea é a força exercida nas artérias quando o sangue é bombeado através delas. Pode haver várias razões, como obesidade, diabetes, desequilíbrios minerais e hormônios do estresse, que podem elevar a pressão arterial de uma pessoa para acima do normal.


O aumento da pressão nas paredes arteriais os prejudica e as torna mais rígidas. Mas o alongamento pode neutralizar o efeito endurecedor da hipertensão arterial e nos proteger de muitas condições associadas à pressão alta, incluindo aterosclerose, insuficiência renal e doença cardíaca.


Cientistas falam que o alongamento deve ser idealmente feito em um ritmo lento leve, acompanhado por técnicas corretas de respiração. Uma posição alongada deve ser mantida por um período mínimo de 20 a 30 segundos para obter resultados ótimos. É por estes motivos que Yoga e Pilates fazem tão bem para o nosso corpo e mente, principalmente quando estas práticas envolvem os grupos musculares.


Este é também um grande motivo pelo qual a Massagem Tradicional Tailandesa trás tantos benefícios, mesmo antes da ciência ocidental corroborar com eles. Durante meu treinamento na Ásia eu senti em primeira mão estes benefícios tanto dando quanto recebendo esta técnica. Em um mês minha elasticidade mudou completamente, meu corpo se ajustou à posições que antes eram dolorosas apesar de estarem corretas, simplesmente por que é mais fácil manter a postura errada. Te convido a vir conhecer esta técnica impressionante, uma experiência milenar instigante.

E você? Se alonga? Pratica alguma atividade e coloca o alongamento como rotina? Vamos conversar aqui nos comentários!

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