Buscar
  • Álysson Correia

A Massagem Terapêutica Reduzindo Lesões.


Lidar com a dor e a mobilidade limitada após uma lesão é desgastante, frustrante e vale a pena as medidas necessárias para evitar que uma lesão aconteça. Ao longo do tempo, as lesões afetam o corpo. Na maioria das vezes, os tecidos danificados se curam, mas quando os músculos são continuamente sobrecarregados ao máximo através de atletismo de alto desempenho, as chances aumentam que uma lesão, especialmente uma recorrente, resulte em uma condição permanente.


A massagem terapêutica já percorreu um longo caminho. Do tratamento de spa à terapia de relaxamento; para terapias especializadas, como massagem esportiva e massagem pré-natal; e, atualmente, de acordo com pesquisas recentes, a massagem terapêutica está avançando na medicina preventiva, como a prevenção de lesões em atletas e praticantes de atividades físicas.


Em maio de 2016, a Oxford University Research sugere que a massagem terapêutica pode ser benéfica para melhorar os indivíduos que sofrem de dor. O estudo concluiu que a massagem terapêutica é benéfica em vários resultados funcionais. Outros pesquisadores, da Universidade McMaster, relataram que a massagem após um treino intenso realmente faz com que os músculos se ampliem e desenvolvam novas mitocôndrias. As mitocôndrias são as forças motrizes de nossas células e são responsáveis pela conversão de nutrientes em energia.


Para um atleta, energia é tudo.


O estudo descobriu que a massagem aumenta o tamanho e o número de novas mitocôndrias mais do que o exercício sem massagem. O aumento das mitocôndrias pode melhorar o desempenho, aumentando a taxa em que os músculos utilizam o oxigênio.


Para o corpo, o oxigênio é tudo.


Um estudo da Universidade McMaster também descobriu que a massagem terapêutica aumenta a amplitude de movimento dos músculos e diminui o tempo de recuperação entre os treinos ou eventos esportivos.


A massagem não só se concentra em lesões existentes, mas também pode ajudar a prevenir lesões. A massagem antes do treino de condicionamento ajuda a prevenir lesões e deve ser administrada após uma sessão de aquecimento. Massagem também pode ajudar a prevenir lesões comuns quando administrado após uma sessão de treinamento, pois ajuda a devolver os músculos ao seu estado de relaxamento.


Quanto melhor nos sentimos, melhor nos curamos. E isto vale para os músculos também. Porém, massagem é benéfica para mais do que músculos: os músculos podem ser os mais beneficiados numa massagem, mas a maioria das pessoas relata uma sensação de puro relaxamento, redução da ansiedade, aumento da atenção e melhora do humor após uma massagem.


Os atletas podem encontrar uma vantagem nesses benefícios psicológicos, tornando a massagem um tratamento de dupla tarefa; uma terapia de mente e corpo.


Várias pesquisas indicam que a massagem terapêutica:

* Reduz a frequência cardíaca.

* Diminui a pressão arterial.

* Reduz o tempo de recuperação após uma lesão.

* Ajuda a tratar uma lesão.

* Diminui a ansiedade.

* Melhora o humor.

* Aumenta o fluxo sanguíneo em todo o corpo, trazendo oxigênio vital e nutrientes por toda parte.

* Alivia a dor e a tensão muscular.

* Melhora a cicatrização do tecido conjuntivo, que promove a elasticidade muscular.

* Estabiliza os níveis de cortisol (um hormônio do estresse, semelhante à adrenalina).

* Melhora a flexibilidade muscular, o que reduz e previne lesões.


E, como se todos esses benefícios não fossem suficientes, pesquisas publicadas no International Journal of Neuroscience sugerem que a massagem terapêutica melhora a qualidade do sono.


Os atletas também precisam de estratégias superiores de saúde e bem-estar para sustentar o desempenho ideal de seus corpos. Ao fazer massagens regulares, os atletas podem manter os músculos saudáveis, melhorar a flexibilidade, manter o relaxamento e ter um ciclo de sono melhor.


Pesquisa compilada pelo NCBI, afirma: “Atletas e treinadores estão constantemente ajustando suas estratégias de treinamento para desenvolver uma vantagem competitiva. O uso de modalidades terapêuticas, como agentes térmicos, estimulação elétrica e massagem, são frequentemente realizados para esse fim."


Para a maioria dos atletas, profissionais ou não, desfrutar de menos rigidez muscular, evitar lesões, melhorar o relaxamento e o bem-estar são razões suficientes para desfrutar de um programa regular de massagem. E você, o que a massagem terapêutica tem te proporcionado?

7 visualizações