Buscar
  • Álysson Correia

A Thai Yoga Massagem


Aqui na Tailândia, virtualmente em qualquer lugar você pode receber uma massagem: em mercados noturnos, na rua, shoppings e aeroportos. Além disto, até em templos você consegue fazer massagem. O Wat Pho, em Bangkok, é um templo do século XVI que abriga a mai antiga escola de massagem na Tailândia. Depois de passear pelo templo, os viajantes podem receber uma massagem de 30 minutos até mais de uma hora. A procura e a fila são tão grandes que eles abriram um espaço a alguns metros do templo, para dar conta de tanta gente fazendo tratamentos com eles.


Mas o que faz a massagem ser este tesouro nacional tailandês?


A massagem tailandesa tem sido praticada há mais de 2500 anos para curar, relaxar e realinhar energeticamente. Criada pelo médico e amigo pessoal de Buddha, Shivaga Komarapaj, esta técnica é uma combinação de conhecimentos da medicina tradicional chinesa e indiana (as práticas mais antigas do mundo), seus princípios são bem diferentes das terapias mais comuns no ocidente, que geralmente envolvem manipulação de tecidos. Os muitos benefícios da massagem tailandesa feita regularmente incluem alívio de constipação, dores de cabeça, dor ciática, dores nas costas e pescoço. A sensação mais imediata é de relaxamento e é muito comum ouvir os praticantes dizendo que se sentem relaxados, revigorados e muito mais flexíveis depois das sessões.


Algo interessante é que esta é uma terapia de massagem seca, não se usa óleos ou loções, por que a técnica não inclui deslizamento. Em vez disso, usa-se compressão profunda, pressão rítmica e ações de alongamento. A pressão, a tensão e os movimentos utilizados durante a massagem melhoram a circulação sanguínea. Um outro ponto interessante é que a massagem tailandesa é realizada com diferentes partes do corpo do/a terapeuta, como palma, polegar, dedos, antebraço, cotovelo ou até mesmo pés.


O princípio básico da técnica é corrigir o equilíbrio de energia que circula através do corpo. Sempre se pelas extremidades do corpo, e é feito o trabalho em direção ao centro do corpo e depois deve-se voltar às extremidades. Isso garante o fluxo através dos canais de energia, chamados de meridianos, e também melhora a circulação sanguínea por todo o corpo.


No ocidente a massagem tailandesa vem ficando mais conhecida desde a década de 1990, quando mais e mais ocidentais começaram a praticá-la. Porém, esta não é uma técnica comumente encontrada e feita do mesmo jeito que pensada por seu criador e que hoje é ainda encontrada na Tailândia. A maior razão pela qual ela não é comumente encontrada é o fato de ser necessário um treinamento especial e que só é feito e forma completa aqui. O governo tailandês leva isto a sério e as melhores escolas são acreditadas pelos ministério da saúde e da educação aqui.


No Brasil ainda existem poucas pessoas com este treinamento completo e isto nos trouxe até aqui: buscar este conhecimento para levar para a Lamai uma técnica milenar e tradicional. A partir de julho já teremos atendimentos em ambas as unidades Lamai com a técnica tradicional tailandesa e também ministraremos cursos com Certificação Internacional para aqueles que queiram se iniciar neste universo tão rico e fascinante que é o cuidado e o conhecimento oriental.

4 visualizações